Em sessão solene no auditório do Tribunal de Justiça(
ao lado da Assembléia Legislativa), às 20 horas, a Câmara de Vereadores de Florianópolis entrega nesta terça-feira (23) o
título de cidadão honorário e as medalhas de Mérito do Município e Francisco Dias Velho, a diversas personalidades da cidade. A sessão, é alusiva ao 285º aniversário de Florianópolis.
Dentre as pessoas que receberão a Medalha
Francisco Dias Velho deste ano, estão os tiutlares deste Blog,
Regi Barcelos e o poeta
Kalunga. Ambos por indicação do
Vereador Celso Sandrini, em reconhecimento a contribuição de ambos a valorização da nossa cultura, com a produção do cd
Entre Luas e Marés, um tributo ao Ribeirão da Ilha.
A Medalha Francisco Dias Velho representa um reconhecimento do povo de Florianópolis a cidadãos florianopolitanos, que contribuíram notavelmente à comunidade, Estado e País, nas artes, letras e ciências, nas armas com defesa da Pátria, ou ainda na política em prol do seu patrimônio jurídico, econômico e social.
Francisco Dias Velho
É o fundador de Florianópolis, onde chegou em 1675. Natural de Santos, ganhou fama de caçador de índios, mas também é descrito por historiadores como um homem corajoso e desbravador de uma terra cobiçada por piratas de várias nacionalidades. Entre 1675 e 1678 edificou uma capela, feita de pedra e cal, no mesmo local onde hoje fica a Catedral de Florianópolis. Foi morto por piratas em 1687, aos 65 anos. Seu nome continua vivo pelas ruas da cidade. O antigo povoado bandeirante fundado por ele tornou-se município em 23 de março de 1726.
Pra mais informações sobre o evento,
clic aqui.